.posts recentes

. A quem me tem acompanhado...

. A “Praça da Canção”

. “Cântico azul-marinho e v...

. Espiral mental

. Dos rios e dos homens

. Haja coragem!

. Ainda falta muito para ac...

. Má sorte

. Vincent da Rocha Dioh - 1...

. Canção de Amigo para “ami...

.arquivos

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Março 2004

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2005
“Cântico azul-marinho e verde-esperança”

Seagull_Ian Britton_FreeFoto com.jpg

Cansam-me as mentes austeras
cingidas pela escassez
de interesse por várias esferas.
E espanta-me a insensatez
de quem louva a austeridade
fruto da incapacidade
para um pensamento aberto
quem, perante o que é incerto,
esconde a dúvida no erro
que é condenar-se ao desterro
de cumprir uma matriz
e com isso ser feliz.

Quero quem tenha do humano
a maior sabedoria,
para lidar, mano a mano,
com a vida do dia a dia,
que não vem num manual
- tantas são as variáveis -,
pelo que é essencial
que, de todos os notáveis,
ganhe quem saiba da alma
da gente que, de uma vez,
conseguiu levar a palma,
contra um “fado” português
"cantado” por outro austero,
de corpo e de pensamento,
que, com pulso rude e fero,
fez do país monumento
ao silêncio, ao medo, à morte...

Não quero quem me lembre de tal sorte,
quem confine a uma baía o mar da vida,
insistindo numa rota já batida
que leva a um só cais,
num mar cinzento e frio, sem risco ou chama.

Quanto aos demais,
lá, onde mora o sonho e a alma se derrama
por horizontes há tanto desejados,
são cais esquecidos, são portos ignorados
pela barca de um só rumo, cega e surda
às vozes que, na amurada, se levantam,
quando o vento da vontade nasce e muda
o rumo e a rima dos versos que ao mar cantam.

Por isso, a esses cais não vai qualquer navio.
Só vai o que não teme o desafio
de inscrever no voo das gaivotas
a rima de outros versos, a espuma de outras rotas
que nunca o céu de chumbo encobriu.

Por que voltar à cinzenta rota antiga?...
se há tanto azul no mar e verde na cantiga
e a vontade de cantar não se extinguiu.


(imagem: “Seagull” - Ian Britton – FreeFoto.com)

publicado por DespenteadaMental às 23:02
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Trist a 2 de Janeiro de 2006 às 08:56
Lindo. Me pergunto se não é um de seus melhores poemas. Beijo.
De DespenteadaMental a 6 de Dezembro de 2005 às 23:11
Carriço, Dada a autorização, já por lá passei, para ver se acertara no texto. Já vi que não ;)
Abraço.
De DespenteadaMental a 6 de Dezembro de 2005 às 23:09
hfm, Obrigada. Também tenho gostado de ver os seus desenhos.
Abraço.
De DespenteadaMental a 6 de Dezembro de 2005 às 23:08
Casepagam, Talvez eu escreva o que tu também sentes. Não?...
Abraço.
De DespenteadaMental a 6 de Dezembro de 2005 às 23:05
Ordisi, Se conhecesse o "muso", tenho a certeza de que poria o Pin e o Güin a patinar ;)
Abraço.
De DespenteadaMental a 6 de Dezembro de 2005 às 23:02
Santos Passos, E está cada vez pior, mas não podemos desisitir nem facilitar.
Abraço.
De Carri a 5 de Dezembro de 2005 às 18:32
Gostava de utilizar um texto (não este) que encontrei neste blog - com a devida referência, claro! - para utilizar com uma fotografia minha, no meu blog. Como tal, queria pedir autorização para tal. Não tendo e-mail visível, a única solução que encontrei foi fazê-lo por comentário. Aguardo resposta! :)

Saudações
De hfm a 5 de Dezembro de 2005 às 11:10
Gostei de ler.
De Casepagam a 4 de Dezembro de 2005 às 15:40
De Ordisi Raluz a 3 de Dezembro de 2005 às 18:29
"Cansam-me as mentes austeras
cingidas pela escassez
de interesse por várias esferas.
E espanta-me a insensatez
de quem louva a austeridade
fruto da incapacidade
para um pensamento aberto..."
Falou e disse, querida Despenteada.
Beijão.

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Dezembro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO
.subscrever feeds