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... quando páro frente a uma estante de livros, os olhos fogem das lombadas que refulgem em ouros intocados, quase à flor do cunho, sobretudo, quando percebo tratar-se de edição recente.
Não gosto de espalhafato. Embota-me os sentidos. Distrai-me do essencial.
Mas, sendo viciada em livros, nunca resisto a avaliar a justeza, ou não, da minha relutância, pelo que, invariavelmente, chego a uma de três conclusões:
- É uma obra que, pelo seu valor, não precisa daquela fantasia, que, fosse eu preconceituosa, só teria servido para me afastar;
- É uma falácia mascarada, um farol enganador, que indica um caminho que leva a lado nenhum;
- É um bibelot ofuscante, uma tentativa de etiquetar quem o possui, apondo-lhe algo que é desnecessário (ao livro, mas não a quem o exibe) ou tristemente necessário, porque nada mais contém, mas ajuda à quilometragem da biblioteca.
Há pessoas que são como os livros.
O primeiro olhar nada nos diz ou pode dizer, exactamente, o contrário do que se vê.
É preciso abri-las, folheá-las, calmamente, e ir lendo nas entrelinhas, se a tanto nos convidarem.
E se há as que, logo às primeiras palavras, nos agarram, pela sensação de termos pontapeado uma pedra e ter-se-nos revelado um diamante, outras há em que, à primeira palavra, por muito dourada que seja, sentimos o Fim, porque, entre a capa e a contracapa, não há nada que nos prenda.
São as chamadas pessoas/obras de enchimento. Se mantidas na estante, apoiadas nas que a ladeiam e, sobretudo, de páginas cerradas, cumprem aquilo para que, unicamente, servem - enchem e colmatam a falta de obras de valor.
O pior é quando, por qualquer motivo, o espaço se alarga e a obra se escancara, perante olhos imprevidentes. Então, revela-se a fraude - muita encadernação, muito ouro, muito relevo, tudo investido num mau folhetim.
PSL é um desses livros. Leiam mais duas avaliações, via Grande Loja do Queijo Limiano.
(imagem: Scaffale con libri 1 e 2 - P. P. Cane - www.allposters.com)